Dei uma conferida no que dizia sobre a mae do Visconde no "Fundador do Herval" e nao coincide com o que esta no "Campos Realengos". Tenho que a mae do visconde era (pg. 69): "Joana Maria dos Santos, natural do Estreito, nascida a 01/11/1766 (b. 15/11), casada em Rio Grande a 30/11/1783 com José da Silva Tavares, natural da Ilha Terceira, Açores, nascido por volta de 1753 e falecido no Herval, possivelmente no ano de 1820, filho de Manuel da Silva e de Ursula Maria."
Nelson Jorge, en contestacion a:
keffer wrote: > No livro Campos Realengos de Raul Pont a mãe do Visconde seria Ana Joana Facundo, neta (por linha materna?) de Antonio Muniz, fidalgo português que veio ao Brasil servir na Colonia del Sacramento, o qual seria descendente de Dom Pedro I e dona Inês de Castro.
Seguramente Facundo por Fagundes... Seria de cualquier forma una nieta de Antonio Muniz, con una construccion de nombres y apellidos totalmente distinta, que haria que Ana Joana Facundo fuera la persona conocida como Joana Maria dos Santos y que se sabe hija de Anna de Medeiros, hija a su vez de Francisca Fagundes.
Esto es entendible como posible solucion adoptada por un autor que quizas no tenia toda la documentacion necesaria.
Sin embargo, es distante todavia de la version que se encuentra en Historia do Herval
75, donde mantiene que la esposa de Jose da Silva Tavares era Juana Muniz Fagundes (pg 334)
Pienso que es posible... solo posible... que el nombre de esta ultima fuera una “construccion deducida” del autor, similar a la anterior, para identificar a quien sabia de hecho descendiente de Antonio Muniz y Francisca Fagundez, y del que quizas no tenia el nombre de la generacion intermedia (Anna de Medeiros) o habiendola excluida por no serle familiar el nombre con el de sus padres. Recordemos que Anna de Medeiros es la unica hija Antonio Monis que no usa el apellido Muniz ni el Fagundes, y que Historia de Herval, con todo lo que aporta, es sin embargo cuestionable en varios datos probadamente inexactos.
Martin Romano, ene 2003
Arthur V. da Silva la da como nacida en: Freguezia de Nossa Senhora da Conceição, Rio Grande do Sul, Brasil
Por descendencia exhaustiva y documentada de esta familia, hasta el dia de hoy, integramos el arbol de Arthur Victoria Silva (arthur_vs@terra.com.br) primo y colega. Incluimos la descendencia hasta el y flia., a traves de Serafim da Silva Tavares, solo por lineas directas.
José da Silva Tavares was born in 1753/1760 in Santa Bárbara, Terceira. He was christened in Sta Barbara Da Fonte Do Bastardo. He died on 29 Sep 1813 in Herval. He married Joana Maria dos Santos on 30 Nov 1783 in Rio Grande, RS.
Cavalheiro da Ordem Terceira em 15set1783 (Habito da Veneravel Ordem Terceira).
Um dos fundadores do Herval. Soldado Dragão sob o comando de Rafael Pinto Bandeira.
Por indicação do Roni Vasconcelos, adquiri recentemente o livro "Açorianos no Brasil", uma enorme compilação de artigos, fontes, etc. (João: deves estar lembrado que vimos isso juntos na casa do Roni em dezembro). Começando página 228, há um artigo muito bom sobre "Famílias açorianas em Canguçu, Piratiní, Herval, Santa Maria, Vila Rica, São Martinho e Tupanciretã", de Gustavo Py Gomes da Silveira, um genealogista de Porto Alegre.
Nas páginas 235-6, ele fala de José da Silva Tavares (1 página inteira) diz que "A 15.set.1783 recebeu o Habito da Venerável Ordem Terceira. No mesmo ano, a 30.nov., em Rio Grande, casou com Joana Maria dos Santos, filha de João Pereira Duarte. O casal teve 5 filhos, nascidos todos no Herval e batizados em Rio Grande". E segue todos os dados dos filhos.
Nelson Jorge, ene 2003
De Joao:
From: Joao Simoes Lopes Filho
To:
RS-Gen@yahoogrupos.com.br Sent: Wednesday, October 06, 2004 6:29 PM
Subject: [RS-Gen] Re: p / NESON JORGE
Modified Register para José da Silva Tavares
Primeira Geração
1. José da Silva Tavares nasceu[1] +/-1752 em Fonte do Bastardo, ilha Terceira. Filho de Manuel da Silva e Úrsula Maria.
José casou-se com Joana Maria dos Santos, filha de João Pereira Duarte e Ana de Medeiros. Joana nasceu em 1 novembro 1766 em Estreito-RS.
Eles tiveram os seguintes filhos
i. Joaquim nasceu em 20 fevereiro 1785 em Rio Grande-RS.
ii. Maria Joaquina da Silva nasceu[2] em 30 maio 1786 em Herval-RS e foi batizada em 16 junho 1786 em Rio Grande-RS .
Maria casou-se com Antônio Pedro da Fonseca Lobo, filho de João Pedro Correia da Fonseca Lobo e Maria Rita de Oliveira e Silva, em 1812 em Herval-RS. Antônio nasceu em Lisboa (PT).
iii. José da Silva Fagundes nasceu em 24 julho 1788 em Herval-RS.
José casou-se com Joana Bernarda de Araújo, filha de Gaspar de Araújo Castro Ramalho e Maria Angélica de Vasconcelos, em 22 fevereiro 1813 em Rio Grande-RS. Joana nasceu em 1793 em Rio Grande-RS ou Rio Bonito-RJ.
iv. Serafim da Silva Tavares nasceu[3] em 8 agosto 1790 em Rio Grande-RS e foi batizado em 12 setembro 1790 em Rio Grande-RS.
Serafim casou-se com Claudina Francisca Pereira Machado, filha de João Francisco Pereira Machado e Juliana Rosa, em 26 julho 1823 em Herval-RS.
v. João da Silva Tavares (visconde do Serro Alegre) nasceu em 12 março 1792 em Herval-RS e foi batizado[4] em 8 abril 1792 em Rio Grande-RS.
João casou-se com Umbelina Bernarda de Assunção Nunes (viscondessa do Serro Alegre), filha de Bonifácio José Nunes e Gertrudes Bernarda de Assunção, em 1817 em Herval-RS. Umbelina nasceu em 28 abril 1802 em Herval-RS e foi batizada em 24 junho 1802 em Rio Grande-RS .
Apêndice A - Fontes
1. BARROSO, Vera Lúcia Maciel (org.), Açorianos no Brasil, Edições EST, Porto Alegre, 2002, pg.235. Famílias Açorianas em Canguçu,
Piratini, Herval, Santa Maria, Vila Rica, São Martinho e Tupanciretã - por Gustavo Gomes Py da Silveira.
2. VIEIRA, José Cypriano Nunes, O Fundador do Herval, pg.63.
3. VIEIRA, José Cypriano Nunes, O Fundador do Herval, pg.69.
4. Arquivo Pessoal de Gustavo Py Gomes da Silveira.