NameJuana
Spouses
Birth Date1687
Birth PlaceSantos Reis Magos, Fenais da Ajuda, Isla San Miguel, Azores
Death Date2 Aug 1787 Age: 100
OccupationSoldado Dragon
FatherAntonio Leite Vieira (~1670-)
MotherMaria Vieira de Vasconcelos (~1670-1705)
ChildrenJuana
Notes for Juana
Esclava de Manuel, tiene una hija con el, del mismo nombre
Notes for Manoel (Spouse 1)
16Familia Manuel Leite Vieira, Pg. 58-9, MANUEL LEITE VIEIRA - Soldado Dragao, da ilha de S. Miguel, freg. dos , Santos Reis Magos de Fenais da Ajuda, filho de Antonio Leite Vieira e Maria Leite de Vasconcelos, irmao consanguineo de Tit. Antonio Moniz
Mencionado en el libro de Pagola, llegado entre Abril y Mayo de 1764 a San Carlos, con mujer, dos hijos, un sobrino (quizas Juan) y 10 esclavos.

Nov. 2002. Nestor Martinez Luberli envia la partida de nacimiento de Illena Moniz Leyte, hija de su medio hermano Antonio Moniz Leyte. Curiosamente, el asiento siguiente, en la misma pagina, dice:

“Anna, filha natural de Tereza, preta de naçao Angola, solteira, escrava de Manoel Leyte Vieyra, e de Pay incognita, aos dois dias do mes de Agosto do anno de 1757, e foi baptizada e recebeu os Oleos Santos por mim, Vigario Manoel Francisco Sylva nesta Matriz...” (de Sao Pedro do Rio Grande)

Interessante... lembremos que em Pagola menciona que (Moacyr) Familia Manuel Leite Vieira, Pg. 58-9, MANUEL LEITE VIEIRA - Soldado Dragao, da ilha de S. Miguel, freg. dos , Santos Reis Magos de Fenais da Ajuda, filho de Antonio Leite Vieira e Maria Leitede Vasconcelos, irmao consanguineo de Tit. Antonio Moniz.
Mencionado en el libro de Pagola, llegado entre Abril y Mayo de 1764 a San Carlos, con mujer, dos hijos, un sobrino (quizas Juan) y 10 esclavos. sabemos que tuvo filhos com sua escrava Juana...

Quien sabe quien seria el “Pay incognita” de “Anna, filha natural de Tereza, preta de naçao Angola, solteira, escrava...” a la luz de esos datos...

Encontramos mas sobre este tema en Hameister107

Nos assentos do primeiro livro são encontradas apenas quatro crianças filhas naturais destes açorianos. Os pais de uma destas crianças registrada como filha natural casou-se após o nascimento, provavelmente legitimando o fruto de sua relação prénupcial.
Outro caso que merece a atenção são as duas filhas naturais do soldado Dragão Manuel Leite com sua escrava Maria, de nação Angola ou Benguela. Uma das meninas foi alforriada à pia batismal. Da outra não se pode dizer o mesmo. Mas o que chama a atenção neste caso é que, mesmo tendo sido registradas como filhas naturais, a relação entre Manuel Leite e Maria era um tanto estável. Manuel Leite era solteiro à época dos nascimentos. O intervalo entre a concepção da primeira menina e o nascimento da segunda foi de vinte e sete meses, o que não parece ser apenas “fraqueza da carne”. As quatro crianças naturais registradas neste livro têm a paternidade reconhecida e registram padrinhos.

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Caso exemplar é o das filhas do soldado Dragão Manuel Leite com sua escrava Maria, de nação angola ou benguela. Ainda que a mãe fosse escrava, os padrinhos escolhidos não são escravos ou sequer forros. O padrinho de ambas as meninas é o Cabo de Esquadra de Dragões, José Coelho, nascido em Lisboa e a madrinha de uma das meninas ostenta o título de Dona.
O “pecado original” da sociedade colonial, qual seja, a exclusão da maior parte da população dos círculos de maior abastança, também se fazia sentir nas relações de compadrio. Aos que viviam em piores condições não eram chamados para a proximidade da família. Também esta porta, que podia representar uma via de ascensão social, lhes era fechada.


Probablemente se refiera a Maria da Conceiçao. Ver sus notas.

Brenda Pagola (28) menciona a Manoel como Manuel Leyte, en pag. 351, y dice que fue uno de los pobladores enviados en 1764 con destino al “Povo novo de Sao Carlos” con su esposa Agueda, dos hijos, un sobrino y 10 esclavos. Debia tener unos 77 años, ya.

Recibio la extremauncion por estar muy sordo (sic) y fallecio a los 100 años.

Sepultado en el tercer lance de la Iglesia, “con entierro mayor, con capa, cruz alta, cuatro posas, vigilia y misa cantada de cuerpo presente” debio ser un hombre querido, ya que hoy, 217 años despues... destacamos que Tomas y Manuel Leyte, esclavos suyos que habian quedado libres a su muerte, se ofrecieron para pagar su entierro, lujoso para la epoca... que costo “25 pesos de derechos y 3 por la sepultura”

Quien pagara el mio...? quien pagara el tuyo, amable lector...?! Comienza a preocuparte porque haya quien lo haga, con gusto y con razones...

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Nestor, mil disculpas, se me paso responderte este.

La nota es dura… Pero tambien me llama la atencion el resto del texto. No se si es exactamente el bautismo de Manuel (que tenemos como de 1687) sino un asiento de otro tipo, por eso no tiene las formulas tradicionales. Yo leeria (pongo literal lo que me parece, sin atender al sentido):

"Em os vinte e hum dias do mes de septembro do mil e seis sentos e oitenta e oito annos baptisou o p.lo (parvulo?) Antom Ferreyra fgrs (feligres) de (Ribeyra?) a Manoel filho de Antonio Leite e de sua mulher Maria de Vasconcelhos ferao padrinhos Manoel Ferreyra, praianno, filho de Simao Ferreyra da Vila do Ribeira Grande, e Maria de Araujo filha de Mathias Lopes [barbino fiz casignaj hoje?] dia mes e ano ut supra
?? Fran.co Pacheco Pimentel.

Pareceria ser que es una constancia de que Antom Ferreyra bautizo al pequeño Manoel en estado de necesidad (peligro, etc) y despues se asento este bautismo en el libro respectivo.
Pero quizas esto ayude a interpretar el texto de la izquierda, ya que solo identifico claramente la palabra Constancia… y (desesperantemente): 1807 y (Luis?) Med.os? (Medeiros?)
Quizas el texto sea un agregado en 1807, de que se saco una constancia de la partida. Te paso los Medeiros que tengo, con fechas, por si alguno te suena que pueda haber sido. 

Te agradecere si me mandas tu transcripcion y parecer, ya que vienes trabajandola mas. 
Last Modified 13 May 2001Created 20 Aug 2017 © Martin Romano Garcia, Asuncion.