Web Family Cards - Person Sheet
Web Family Cards - Person Sheet
NameAntonia Sebastiana De Macedo
Birth Dateabt 1707
Birth PlaceSao Gonzalo, Rio de Janeiro, Brasil
Spouses
Birth Date30 Oct 1678
Birth PlaceSe, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Memon. RJ ( Sé,4º,135v) bautismo
Death Dateabt 1730 Age: 51
Death PlaceRio de Janeiro, RJ, Brasil
FatherPedro Alvarez Fagundes (1652-1712)
MotherJeronima Da Costa (1657-1681)
Marr Date30 Jun 1726
Marr PlaceSao Jose, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Notes for Antonia Sebastiana De Macedo
Sebastião Fagundes Varela casou no RJ ( Sé, 5º, 118v) 30/ 06/ 1726 na Igreja de São José com Antonia Sebastiana de Macedo, n. São Gonçalo - RJ, filha do Cap. Sebastião Martins Coutinho e D. Beatriz Rangel de Macedo, sem descendencia.
Notes for Sebastiao Pedro (Spouse 1)
Nome dado como "Pedro Fagundes Varella" no batismo da neta Francisca Moniz Leite em 1756. Também como "Barella" com a neta Josefa Moniz Leite em 1752.

"O Arraial de São Sebastião surgiu nos primeiros tempos de Minas Gerais, fundado pelo sertanista Sebastião Fagundes Varela (paróquia de São Sebastião de Mariana)". Ver comentários em Mariana, MG. Lugar de origem: no batismo da neta Maria em 1751.???? conferir
Ver: http://www.mariana.com.br/distritos.htm por Bandeirantes, actual nombre.

Joao Lopes informa que:
"A minha fonte do Fagundes Varela é o "Primeiras Familias do RJ", vol II, pag 8 Sebastiao Fagundes Varela, n. no Rio (Sé 4o., 135v), bat. a 30-10-1678 e fal. por volta de 1730, casado com d.Antonia Sebastiana de Macedo, n. em S.Gonçalo.(...) Residiu em Minas Gerais em tempo de solteiro, tendo havido com dona Clara dos Anjos três filhos naturais. Assim, o batismo deve ser procurado no livro da Sé, e não da Candelária."

(May 1, 2004, ver notas enviadas por Roni de Vasconcelos en ficha de esposa Clara dos Anjos)

Caros colegas, Recentemente adquiri o livro: “Historia Antiga das Minas Gerais” de Diogo de Vasconcelos, 4a. Ediçao, Editora Itatiaia, Belo Horizonte-Rio de Janeiro, 1999.

Nele, encontrei as seguintes mençoes:

1) Novos arraiais, pg; 151, tratando de estabelecimentos em 1703:
“Foi esta época em verdade dos estabelecimentos definitivos nas regioes do Carmo. Sebastiao Fagundes Varela erigiu pouco depois a capela de Sao Sebastiao,e seu concunhado Caetano Pinto de Castro a de Sao Caetano, que se converteram em matrizes das respectivas paroquias*.
* = Sebastiao Fagundes era casado com D. Clara dos Anjos, irma de D. Maria dos Anjos, mulher de Caetano Pinto. O Arraial de Sao Sebastiao nos primeiros tempos chamava-se de Sebastiao Fagundes. Todas as capelas foram consagradas pelo Padre Gonçalves.”

2) Pg. 211 e 407: mesma informaçao acima.

3) Termo do Conde de Assumar, pg. 393-395.
“Termo que se fez sobre a proposta do povo de Vila Rica na ocasiao em que veio amotinado à Vila do Carmo:
Aos dois dias do mês de julho de 1720, nesta Vila Real de Nossa Senhora do Carmo, no palacio em que assiste o Exmo. Sr. Conde de Assumar FD. Pedro de Almeida, Governador e Capitao-general de Minas, depois de se ter buscado todos os meios que pareceram convenientes para sossegar o tumulto do povo de Vila Rica e seu termo, persistindo em o mesmo intento durante o tempo de cinco dias, e pelas mas conseqüências que dai se seguiram, e por vir todo o povo sobredito a esta Vila do Carmo com a Câmara presa e as mais pessoas principais de sua vila apresentarem as condiçoes seguintes, a saber: [seguem 15 reclamaçoes sobre impostos abusivos, taxas, reclamaçoes, etc.]
E convocadas as pessoas principais abaixo-assinadas votaram uniformemente se devia conceder ao dito povo tudo o que pedian os artigos acima, assim e da mesma forma que pediam, e do que o dito senhor me mandou passar este termo. Domingos da Silva, Secretario do governo, o fez. [seguem-se as assinaturas do Conde D. Pedro de Almeida e de 26 pessoas, entre as quais Sebastiao Fagundes Varela].”

Em resumo, temos dois fatos novos (pelo menos para mim, que nao sabia):
(1) Sebastiao Fagundes Varela ainda estava em Mariana (Vila do Carmo) em julho de 1720, quando explodiu a “Revolta de Vila Rica”, quem sabe ai teremos mais elementos historicos sobre ele.
(2) sua mulher Clara dos Anjos, tinha uma irma, casada com Caetano Pinto de Castro. Por ai poderemos procurar mais dados sobre a filiaçao de Clara, totalmente desconhecida até agora.

Abraços a todos,

Nelson – Bruxelas, Bélgica

En http://www.geocities.com/elvraupp/pafg41.htm#1085 hay algun error de fechas, ya que figuran como casados en 1583, pero todos los datos de ellos y familiares coinciden.
Eduardo lo pone como Sebastiao Pedro Fagundez Barella II. Tambien Joao, como Varela.
Sus cuatro hijos figuran aqui con tres apellidos diferentes. Hemos respetado el que usaron en diversos documentos.
Last Modified 27 Mar 2005Created 3 Dec 2018 © Martin Romano Garcia, Asuncion.
diciembre 2018
© Martin Romano Garcia, Asuncion, enero 2000 - diciembre 2018