Web Family Cards - Person Sheet
Web Family Cards - Person Sheet
NameGiacomo Sciarra Colonna
Birth Dateabt 1270
Birth PlaceRoma, Italia
Spouses
Unmarried
ChildrenPedro
Notes for Giacomo Sciarra Colonna
http://www.geocities.com/elvraupp/pafg35.htm#950
Descendência dos príncipres e Marqueses de Colona ( Italia ) Como Jacobo o Jacopo Colonna

Los Sciarra Colonna: http://genealogy.euweb.cz/italy/colonna5.html#U

http://www.interativa.org/annes/annes5.htm
Ver p.129 do Armorial Lusitano: Rodrigo Anes de Sá e Mécia Rodrigues de Avelar. Pais de Payo Rodrigues de Sá e avós de João Afonso de Sá, que casado com Tereza Rodrigues de Berredo puzeram em seu filho o mesmo nome de seu bisavo paterno: Rodrigo ANES DE SÁ (bisneto) que veio a se casar com Cecilia Colonna, filha de Diogo Colonna, neta de Pedro Colonna e bisneta de Giacomo Sciarra-Colonna de ilustre familia romana

Segundo a legenda (Transcrição de "Herdeiros do Poder", de Francisco Antônio Doria, pg. 159, ver prancha dos SA.
Eram os Colonna descendentes de Gaius Marius e representantes da gen Julia e portanto aparentados a Julio Cesar . Mitologias, obviamente. Mesmo assim, temos a origem de um mito na ascendência dos Colonna: a papisa Joana. Este mito surgiu do dominio que duas mulheres da casa de Teofilacto, Teodora e sua filha exerceram sobre o papado e sobre Roma no século X . Marozia era filha de Teofilacto, principal senador de Roma e de sua mulher Teodora , amante do bispo Liutprand de Cremona, depois papa sob o nome de João X ( coroado em 914 e falecido em 929). Marozia nasceu em Roma em 891 , e com quinze anos tornou-se amante do papa Sérgio III (coroado em 904 e falecido em 911) , um homem de 45 anos seduzido pela belíssima adolecente. Dessa união nasceu um filho que sera o papa João XI , coroado aos vinte anos em 931. Nesse entrementes, Marozia casa-se aos 22 anos, com Alberic I , conde de Tusculum , e tem o filho ancestral dos Colonna, Alberic II , conde de Tusculum, marquês de Camerino e duque de Spoleto, alem de mais um filho papa, Otaviano, papa sob o nome de João XII, em 955. Em 986 , nonagenária, Marozia, que havia passado meio século prisioneira, no castelo de S.Angelo, foi executada por ordem do papa Gregório V.
Seguem-se Tolomeu I, conde de Tusculum , Gregório II (ou III, há dúvidas) , de quem foram filhos Tolomeo e Pietro dela Colonna, onde a "colonna" refere-se a coluna existente no castelo que pertencia a estes, em Palestrina.
Pietro dela Colonna viveu no fim do século XI e nos começos do século XI I, e é o tronco imediato desta família. Sciarra-Colonna, seu descendente, bisavô de Cecília Colonna, é quem quasi matou Bonifacio VIII em Anagni em 1303.

Nel 1303 Bonifacio VIII, in lotta con Filippo IV il Bello, poco prima di pronunciare la scomunica contro il re di Francia, fu imprigionato dai Francesi e dai partigiani guidati da Guglielmo di Nogaret e Giacomo Sciarra Colonna, ma fu successivamente liberato dai cittadini insorti. Leggendario lo schiaffo che Giacomo Sciarra Colonna avrebbe dato al papa e da cui prese nome l'episodio “schiaffo d'Anagni”. 
Last Modified 24 Jan 2004Created 3 Dec 2018 © Martin Romano Garcia, Asuncion.
diciembre 2018
© Martin Romano Garcia, Asuncion, enero 2000 - diciembre 2018