Fuente de esta rama.
98Sobre minha linhagem até Manoel Leite Muniz:
Passa pelos Amaro da Silveira, do seguinte modo:
Aurea Zeferina da Cruz Piegas, Piratini 1818, casa com João Francisco de Rezende Junior em 1838. Ele é filho de João Francisco Rezende e de Felícia Teixeira de Mello.
Eles tem 11 filhos, das quais, duas sao minhas bisavós: Idalina Francisca Piegas de Rezende (1846) que casa com Antonio Paulo Gomes de Freitas (1844) e são os pais do meu avô Octaviano Gomes de Freitas. Sua irmã Amélia Piegas de Rezende (1845) casa com Manoel Pedro Gomes de Freitas (1839-1892), irmão de Antonio Paulo, são os pais de minha avó Almerinda.
Essa é a versão que aparece nos Anais do Bicentenario da Restauração do Rio Grande, compilada pelo Rheingantz.
[Numa outra árvore, feita pelo Gal Olavo Amaro da Silveira, não tem a Amélia, e a Idalina Francisca aparece como filha do Libanio Amaro da Silveira e da Flora da Cruz Piegas, enquanto o Felisberto aparece como filho do Israel Amaro da Silveira e da Bernardina da Cruz Piegas. Acontece que Amélia e Idalina Francisca são recentes, tenho fotos de família delas e existe vários documentos sobre a emigração forçada para o Uruguai de ambas, acho que a filiação mais correta é a do livro do Rheingantz.]
Áurea Zeferina da Cruz Piegas é filha de Maria Altina da Costa Pereira (1798-1850) cc Felisberto Gonçalves da Cruz, que acrescenta o sobrenome Piegas, passando a chamar-se Felisberto José da Cruz Piegas (1793-1853). Ele é filho de Jose Gonçalves da Cruz e de Francisca Rosa da Conceição.
Maria Altina da Costa Pereira é filha de Jeronimo Amaro da Silveira (1775-1836) e de Porfíria Dorothea da Costa Pereira Piegas.
Este casal tem vários filhos e filhas que se casam com primos da família Piegas. A linha Pereira da Costa é a linha dio Astrogildo, Barão de Aceguá, que é sobrinho de Maria Altina.
Os intercasamentos PIegas de Rezende-Gomes de Freitas se repetem, por exemplo, uma das irmãs de Antonio Paulo e de Manoel Pedro, a Adelaide, nascida em 1868, casa com um Felisberto Piegas de Rezende. Outra irmã, a Ignatia Serotina, casa com um Amaro da Silveira.
A linhagem do Jeronimo Amaro da Silveira
Porfíria Dorothea da Costa Pereira Piegas é filha de Antonio da Costa Pereira que nasceu a 11/03/1757 na colonia do Sacramento cc em 1785, Rio Grande, cc Eugenia Maria de Menezes de S. Carlos.
Essa linhagem, dada por Gustavo Py Gomes da Silveira no seu artigo sobre açorianos é a seguinte:
Manuel de Mello cc Izabel de Rezende e João de Bonavide e Ana de Matos são os avós de Antonia Tereza de Rezende.
Manoel de Souza Moura cc Antonia Tereza de Rezende são os pais de Joaquim Antonio Menezes que é o pai de Eugenia Maria de Menezes.
Estabelecidos em piratini e no herval, o casal Antonio da Costa pereira e Eugenia Maria Menezes, tem vários filhos e filhas que casam com os Amaro da Silveira.
Gustavo Py G. da S. dá os nomes de alguns dos seus filhos: 1. Florisbelo do Santos Pererira cc em Piratina com Maria Izabel d'Avila Amaro da Silveira. 2.Astrogildo Pereira da Costa ccMaria Antonia Amaro da Silveira, 3. Porfíria Dorothea da Costa, cc Jeronimo Amaro da Silveira e situa Maria Altina da Costa cc Felisberto José da Cruz Piegas como irmã e não como filha. Mas isso é um engano. Trata-se de uma filha de Dorothea. Existem ainda vários outros filhos Costa Pereira que não vou enumerar.
O Pedro Canga é neto do Antonio Muniz Leite e da Francisca Fagundes de Oliveira por ser filho de Vicente Muniz Fagundes e de Dionisia Pererira Leal. O Vicente Muniz Fagundes é irmão do Jeronimo Muniz Fagundes que casou a com a Maria Antonia da Rocha. E é Maria Antonia Muniz que casa com Manoel Amaro da Silveira. O seu irmão, Francisco Amaro da Silveira casa com Rosa Maria d'Ávila sua filha Isabel Maria casa com Florisbelo do Santos Pereira, filho do Antonio da Costa Pererira,. repetindo os matrimonios Amaro da Silveira/Costa Pererira.
Ainda não conferi esses dados com os que vc. tem. Seguem os dados sobre a Igreja. Depende de qual é o ponto de partida, a direção ao invés de ser Este/Sul passa a ser Norte/oeste ...
Fiquei muito contente com a possibilidade de conhece-los aqui em POa !
Saludos
Miriam Gomes de Freitas