Romano - Tutte - Person Sheet
Romano - Tutte - Person Sheet
NameCapitan Antonio Curvelo Escudero
Birth Dateabt 1606
Death Datebef 1721 Age: 115
Spouses
Birth Date1626
Birth PlaceRio de Janeiro, Brasil
Death Date1721 Age: 95
ChildrenBento
 Antonia (-1700)
Marr Date1636
ChildrenPedro
Notes for Capitan Antonio Curvelo Escudero
From: Roni de Vasconcelos
To: tricentenario@yahoogrupos.com.br
Cc: Gustavo Py Gomes da Silveira ; Nelson Jorge
Sent: Sunday, 24 June 2012, 7:11
Subject: Re: [tricentenario] Antônia de Melo é filha do Cap. Antonio Curvelo Escudero!!!
 

Caríssimos primos Nelson e Gustavo e demais da lista, definitivamente o Nelson não precisa mais tomar remédios, eu é que terei que tomar para dormir após tanta alegria com as previsões quase que mediúnicas do Nelson numa linda manhã de sexta feira na Jordania quando ele resolveu folhear as Primeiras Famílias do RJ e se deparou com nosso mais novo vovô Capitão.
 
Pretendia ir à Cúria do RJ nessa semana que passou mas em meio ao caos da minha mudança de residencia achei mais comodo telefonar para o amigo Gilson Caldwel do Couto Nazareth que tem um precioso arquivo genealógico das famílias primeiras do RJ ao longo de 60 anos de pesquisas e eis o que ele me ditou hoje à tarde:
 
ANTONIO CURVELO ESCUDERO - Capitão
 
Criado de Salvador Correa de Sá e Benevides que tinha muitas escravas mouras
 
Nascido (?) na Ilha de São Miguel c. 1606 e falecido antes de 04.06.1721, filho de Pedro Curvelo Vernota, c.c. 1ª núpcias com Merencia de Sá c. 1636 com grande dote, escrava moura do Cap. Salvador Correa de Sá e Benevides, liberta após o casamento.
 
Casado em 2ª núpcias com Joana do Souto nasc. no RJ filha de Domingos dos Passos e Maria da Silva.
 
Falecido antes de 04 .06. 1721. Joana do Souto faleceu em 04.06.1721 - Candelária pg 106 sepultada na Igreja N. S. do Carmo( antiga Sé) na Capela Mor ao pé do Presbitério.
 
Teve 1 filho do 1º casamento e 9 filhos do 2º casamento, sendo que desses 9 filhos 5 já haviam falecidos em 1721.
 
Do 1º casamento:
 
1 - Pedro
 
Do 2º casamento:
 
1 - Bento Curvelo - PADRE
 
2 - Maria do Souto - viveu com João Antonio Maciel e João Rodrigues.
 
1 - 3 - Jorge Curvelo c.c. Clara da Cruz.
 
1- 4- ANTONIA DE MELO, falecida antes de 04 - 06- 1721.
 
1 - 5 Paula Bultoa da Silva, casou 2 vezes.
 
    1º Sebastião Vieira.
 
     2º Antonio da Fonseca.
 
1 - 6  Antonio Curvelo
 
1 - 7 Joana do Souto
 
Viuva 1º Francisco Albuquerque
Viuva 2ª João Ribeiro C........
 
1 - 8 Luiza da Silva c.c. Antonio Monteiro Serpa .
 
1 - 9 - Micaela do Souto .
 
Fontes:
1 - Notas em 14 - 05 -1648 - Anais da Biblioteca Nacional Vol 39. Concelho de Ultramarino- Antonio Curvelo Escudero pede o Hábito de Cristo por serviços prestados na Bahia e Rio de Janeiro
 
2- Dep Histórico de Documentação ( já extinto). Livro de Registro de Escrituras 1668--1663 - 1º Ofíco 1636
 
__________________________________________
 
Explicações do Gilson Nazareth:
 
Ele fez essa pesquisa há 50 anos no D.H. D. onde funcionava numa serralheria chefiado por Marcelo Ipanema, sua viúva ainda vive e deve guardar o dito arquivo já extinto.
 
Diz que Curvelo e Escudero são sobrenomes espanhóis e Vernota é italiano..
__________________________________________
 
Bem, nas Primeiras Famílias do RJ tinham que omitir justamente "nossa" Antonia de Melo, foi bom que assim já conseguimos o bisavô da festejada Clara dos Anjos.
Tenho que agora tentar localizar o Genere do nossso Tio Padre Bento Curvelo e os Banhos dos novos casais de tios que ganhamos para ver se avançamos.
 
Grande abraço do
Roni
RJ
 
Notes for Joana (Spouse 1)
2a. esposa

Queria só deixar constância que mesmo essas deslizadas podem ter bons resultados: revendo o "Primeiras Famílias" de novo na bobeira do fim de semana, deparei-me com uma Joana de Souto na página 491 que poderia ser a mãe da Antonia de Melo.

Ela nasceu em 1626 na Sé do Rio, faleceu em 1721 na Candelária e foi casada com Antônio Curvelo Escudeiro, capitão da fortaleza de S. João em 1644 no Rio.  Tiveram uma pá de filhos, que infelizmente não inclui nenhuma "Antonia de Melo" mas tem um que virou padre, Bento Curvelo! Sei que a memória anda meio ruinzinha mas essa Joana de Souto cai bem nas datas que nos convém, falecendo depois da Antonia de Melo e o padre Bento Curvelo está mencionado no testamento da Antonia!

Confirma e mande suas luzes sobre o assunto!

abração

Nelson

------------ooo-0-0-ooo------------

Bom, voltado ao nosso passado comum, os detalhes da Joana de Souto (1626-1721) cc Antonio Curvelo Escudero (ca. 1608-antes de 1676) consta nas páginas 491-493 do primeiro tomo de "Primeiras Famílias".  Vou transcrever tudo mais tarde, no fim de semana (que aqui começa na sexta).

Essa Joana do Souto tem tudo para ser a mãe da Antonia de Melo.  Joana (filha de Domingos de Passos e Maria da Silva) foi a segunda mulher de Antonio, que era obviamente mais velho e faleceu primeiro.  Tiveram 8 filhos, inclusive uma outra Joana do Souto e um Bento Curvelo, padre, mas nenhuma Antonia...

Não há data exata do casamento da Joana com Antonio ("por volta de 1644"), mas há o nascimento dela (já peguei no familysearch, vai abaixo) e a data exata do falecimento.  Infelizmente, o livro da igreja da Candelária em que consta o óbito não está microfilmado pelos mórmons e não aparece no familysearch.... Falei com o Roni que ficou de verificar isso pessoalmente no Rio, para ver se o livro está interditado e ver com os contatos deles.  Seria fantástico se constasse o testamento da Joana do Souto, com os filhos todos....

O padre Bento Curvelo nasceu no Rio (Candelária 1°, 127v) bat. a 27.3.1656 e fal. depois de 1721.  Ele aparece no testamento da Antonia de Melo, onde ela diz que tinha vendido uma "capela de missas" (acho que era um oratória portátil) a ele em vida e pedia aos testamenteiros que lhe entregassem.  

"Declarou, q [  ] [ven]dido em sua vida ao P.e vigr.° B.to
Corvelho o qual [  ] da em seo poder [  ]
[    ] Antonio, [   ] huã Capela de missas; mandou
a seos testamentarios que lhe entregasse"

A Antonia também teve um filho chamado Bento, o que talvez tenha sido em homenagem ao possível tio Padre Bento Curvelo.  Isso poderemos verificar no batismo do filho da Antonia na Sé do Rio (ainda não tive tempo....).

Quanto à Maria dos Anjos (outra história), aquela menção no livro do Diogo de Vasconcelos nos lançou numa pista muito errada.... O Roni penou muito atrás dela e no final não existe nenhuma comprovação que a tal Maria dos Anjos seja irmã da nossa Clara dos Anjos.... Não sabemos de onde o Diogo tirou esta informação.

abçs

Nelson

06/19/12
Notes for Merencia (Spouse 2)
c.c. 1ª núpcias com Merencia de Sá c. 1636 com grande dote, escrava moura do Cap. Salvador Correa de Sá e Benevides, liberta após o casamento.
 
Last Modified 25/6/2012Created 27/1/2020 © Martin Romano Garcia, Asuncion.
diciembre 2018
© Martin Romano Garcia, Asuncion, enero 2000 - diciembre 2018