NameEdelina Pedra Escobar
Birth Date1931 Age: 89
Birth PlaceBela Vista, MS, Brasil
Notes for Edelina Pedra Escobar
Os peritos do Juízo fizeram uma entrevista com Edelina Pedra Escobar na sede do Sindicato Rural de Antônio João. Ela gentilmente relatou que Rafaela Lopes teria recebido de seu irmão, o ditador paraguaio Francisco Solano Lopes, uma extensa área de terras. Esta área incorporaria a área periciada e teria sido objeto de ação judicial da família Pedra contra o Estado Brasileiro. A ação judicial questionaria a decisão do Estado Brasileiro que após a guerra entre o Paraguai e Tríplice Aliança (1864-1870) teria desconsiderado o documento original de posse. Ao fim do processo, a família Pedra teria ganhado a lide judicial e recebido uma indenização do governo como compensação, tendo em vista que várias décadas haviam se passado e seria impossível devolver a posse da terra. No período transcorrido entre a doação do ditador paraguaio e a decisão judicial, o Estado Brasileiro teria considerado a área periciada – que fica no interior da área que teria sido pertencente à família Pedra – como terra devoluta e efetuado a venda e titulação para particulares. O assistente técnico dos Autores, Hilário Rosa, considerou essa peça judicial de suma importância para o deslinde da questão. Isto porque, segundo entende, ela atestaria a antiguidade da cadeia dominial – das terras da área periciada como propriedade particular–, projetando essa condição legal para meados do século XIX.
1. Edelina Pedra Escobar nasceu em 1931 na cidade de Bela Vista. Vive atualmente naquela cidade e conversou com os peritos e assistentes técnicos no Sindicato Rural de Antônio João.
2. Pompílio Pedra, falecido.
3. Francisco Pedra, falecido.
4. Alcibíades Azevedo Pedra, falecido, adido militar, coronel do exército brasileiro.
5. Rafaela Lopes, falecida, irmã do ditador paraguaio Francisco Solano Lopes.
6. Francisco Solano Lopes, ditador paraguaio na época da guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança (1864-1870), falecido.